Viadutos do Gasômetro

Viadutos do Gasômetro

Viadutos do Gasômetro

Projeto das Alças de Acesso ao Gasômetro.

O projeto do Porto do Rio se destacou por alguns aspectos: primeiro, pela importância que teve para a cidade, ao se tornar a única ligação entre a região portuária e o Gasômetro, substituindo o acesso antes feito pela Perimetral. Segundo, pela complexidade de se construir um viaduto em um local que abrigava estruturas tombadas e uma quantidade enorme de interferências (redes públicas e privadas, estruturas antigas etc).

No projeto original do Gasômetro já havia a previsão para os novos viadutos, que deveriam ser ligados a duas alças de espera feitas no final da década de 60. Mesmo com essa previsão, precisamos concentrar esforços em adaptar uma estrutura antiga, que já apresentava desgastes decorrentes da sua utilização ao longo do tempo.

O projeto geométrico do viaduto em curva e a necessidade de garantir o ajuste perfeito da nova estrutura às alças já existentes trouxeram uma complexidade adicional ao projeto. Fizemos diversos estudos topográficos e incorporamos à equipe um consultor em geotecnia para analisar todo o trajeto do guindaste de mais de 800 toneladas que seria usado na obra. Foi necessário fazer um reforço no solo da região para permitir a sua operação.

FICHA TÉCNICA:

Data da Obra: 2011 / 2013
Local: Gamboa, Rio de  Janeiro
Cliente: Consórcio Porto do Rio (Carioca, Odebrecht e OAS)

22 de julho de 2014