Novo Cenpes

Novo Cenpes

Novo Cenpes

Um projeto de alta complexidade.

O novo Cenpes (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello) é o maior centro de pesquisas e desenvolvimento da América Latina. Localizado na Ilha do Fundão, campus da UFRJ, com investimento da ordem de 2,5 bilhões de reais, o novo centro foi construído em 3 anos. Seus 22 prédios de design arrojado e projeto futurista somam 124 mil m2 de área construída.

O Novo Cenpes foi um empreendimento de grande proporção, moderno, com uma preocupação extrema com a preservação do meio ambiente. O uso de aço na estrutura de todos os edifícios e de componentes como painéis pré-fabricados de concreto nas fachadas e esquadrias de alumínio transformou o canteiro da obra em uma espécie de área de montagem. As fundações, vigas baldrames e estruturas moldadas “in loco” foram os únicos elementos em concreto a seguir o conceito convencional de execução no canteiro de obra.

A Casagrande foi primeiramente contratada para fazer a verificação de parte do projeto estrutural. Posteriormente, permanecemos ligados ao Cenpes, prestando serviços de consultoria e acompanhamento técnico da obra, além de algumas adequações de projetos existentes.

FICHA TÉCNICA:

Data da Obra: 2008

Local: Ilha do Fundão

Cliente: Consórcio Novo Cenpes (OAS, Carioca, Construcap, Contrubase e Schahin)