Monumento ao Petróleo

Monumento ao Petróleo

Monumento ao Petróleo de Macaé

Monumento em homenagem aos trabalhadores e moradores da cidade.

A Bacia de Campos responde por 80% da produção nacional de petróleo e pelas maiores reservas já identificadas e classificadas do Brasil. No centro das operações de exploração e produção na região está Macaé, considerada a “Capital brasileira do petróleo”. Nos últimos anos, a cidade tem recebido investimentos bilionários do setor, que têm sido responsáveis pelo crescimento acelerado da sua economia (600% desde 1997) e da oferta de emprego na cidade (13,2% ao ano).

Em 2004, a Casagrande foi contratada para desenvolver o projeto estrutural do Monumento ao Petróleo de Macaé, uma “chama” helicoidal metálica tubular flangeada que avança pelo meio da estrutura formada por três pirâmides de alturas diferentes, de concreto armado, com fechamento em alvenaria, representando o queimador da plataforma offshore. Revestida de Alurevest, a chama mede 42 metros de altura, correspondente à altura de um prédio de 14 andares, e se destaca na paisagem, no entroncamento entre as linhas Verde e Azul.

O projeto foi finalista do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2008, na categoria Obras Especiais. O prêmio é uma realização da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural – em parceria com a Gerdau SA.

FICHA TÉCNICA:

Data da Obra: 2007
Local: Macaé, Rio de Janeiro
Cliente: Serplac Rio

11 de junho de 2014