Mergulhão de Niterói

Mergulhão de Niterói

Mergulhão de Niterói

Um grande desafio.

Em 2009, a Prefeitura de Niterói apresentou à população o projeto de um mergulhão que faria a ligação entre a Ponte Rio-Niterói e a Zona Sul da cidade. A obra, que viria a eliminar o cruzamento no final da Avenida Amaral Peixoto, principal via do Centro da cidade, começou a ser executada e foi logo interrompida. O que parecia ser uma solução definitiva para o trânsito da região passou a ser um transtorno a mais para a população.  Por mais de dois anos, a obra permaneceu paralisada. 

Em 2013, fomos chamados pela prefeitura para prestar um serviço de consultoria técnica sobre o projeto original. Propusemos diversas alterações e, depois, acompanhamos toda a execução da obra.

Quando entramos na obra, a situação era temerária. Recebemos uma estrutura sem projeto, sem estudos geotécnicos, sem sondagem do terreno. Relatórios técnicos diziam que havia um rio e rocha embaixo do mergulhão. Fizemos 60 sondagens e uma análise completa de estacas-prancha já cravadas. Como não havia estudo para a execução do mergulhão, não se sabia como a estrutura iria funcionar, com todos os prédios em volta. 

FICHA TÉCNICA:

Data da Obra: 2013 / 2014

Local: Niterói, Rio de Janeiro

Cliente: RC Vieira / Rual Engenharia