CSA

CSA

Projetos multidisciplinares de engenharia.

A Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), é uma das maiores siderúrgicas da América Latina. A planta, que entrou em operação em junho de 2010, ocupa uma área de aproximadamente 10 milhões de m², mais do que os bairros do Leblon, Ipanema e Copacabana juntos, e foi dimensionada para processar 42 milhões de toneladas de minério por ano.

A obra, que foi a primeira de grande porte da Casagrande e, por cerca de três anos, consumiu boa parte dos recursos técnicos da empresa.

Na CSA, desenvolvemos um grande número de projetos, das mais diversas disciplinas – arquitetura, instalações elétricas de média e alta tensão, tubulações, estrutura, fundações, instalações hidrossanitárias e luminotécnica.

Dentre os projetos executados, destacaram-se os de reforço da casa de corrida do alto-forno, o desenvolvimento de 20 km de correias transportadoras e túneis de conexão e a verificação de todo o projeto da acearia.

Quando assumimos o projeto de reforço da casa de corrida, já havia sido identificado pelo cliente que a estrutura executada não era capaz de resistir aos esforços gerados pelas temperaturas de até mil graus centígrados no local. Com isso, a estrutura deveria ser condenada e os prejuízos seriam enormes, tanto em prazo quanto em custo.

A solução de engenharia encontrada pela Casagrande evitou a perda da estrutura já pronta. A parte da estrutura que receberia o material a altas temperaturas foi desconectada da restante. Com isso, ela poderia funcionar de forma independente, transferindo para as demais peças estruturais apenas uma parcela dos esforços anteriormente previstos.

Um modelo de cálculo super complexo foi elaborado para estudar como seria esse novo comportamento e definir as posições em que reforços seriam necessários. Os limites das planilhas e de combinação dos softwares de calculo foram estourados. Computadores de última geração foram adquiridos, tornando possível processar o modelo em “apenas” seis horas. A nova solução evitou a demolição da estrutura já pronta, resultando em uma economia significativa de custos e prazos.

Com o tempo, fomos conquistando a confiança do cliente, em função do atendimento muito próximo, da disponibilidade e da rapidez na resposta e consequente solução de problemas. Ao todo, realizamos centenas de projetos ligados à infraestrutura do site. Por muitos anos, fomos o braço técnico de suporte à CSA.

FICHA TÉCNICA:

Data da Obra: 2007
Local: Santa Cruz, Rio de Janeiro
Cliente: Thyssenkrupp CSA Siderúrgica do Atlântico