Arco Metropolitano

Arco Metropolitano

Arco Metropolitano

O projeto viário mais importante do Estado do Rio.

Considerado o projeto viário mais importante do Estado do Rio nas últimas décadas, o Arco Metropolitano é uma espécie de anel que interligará os grandes eixos rodoviários do país que passam pela região metropolitana do Rio – BR-101 Sul (Rio-Santos), BR-116 Sul (Rodovia Presidente Dutra), BR-040 (Rio-Juiz de Fora), BR-116 Norte (Rio- -Bahia) e BR-101 Norte (Rio-Espírito Santo).

Desenvolvido na década de 70, o projeto só começou a ser executado em 2008. Quando todas as suas etapas tiverem sido concluídas, a autoestrada terá uma extensão total de 145 km e atenderá inicialmente a 25 mil veículos por dia, devendo chegar a 45 mil em 2030.

A via fará a ligação entre oito cidades da região metropolitana do Rio, o Comperj, maior complexo petroquímico do Brasil e o Porto de Itaguaí, um dos maiores terminais de exportação de minérios do país. A previsão é de que a obra dinamize a economia da Baixada Fluminense, tornando a região um grande pólo logístico, reduza em até 20% os custos de transportes de cargas, e contribua para desafogar de forma significativa o tráfego intenso em artérias como a Avenida Brasil, a Ponte Rio-Niterói e a Niterói-Manilha.

A Casagrande foi responsável pelo projeto de pontes do lote 1 e a verificação completa dos projetos dos lotes 2 e 3.

FICHA TÉCNICA:

Data da Obra: 2009
Local: BR-493 e BR-116, Rio de Janeiro
Cliente: B Carioca Engenharia/OAS/Odebrecht

11 de junho de 2014