Porto do Açu – LLX

Porto do Açu – LLX

Porto do Açu – LLX

Primeira grande obra portuária.

A Casagrande elaborou a verificação do terminal TX2 da LLX, localizado em São João da Barra. Foi a primeira grande obra portuária da qual a Casagrande participou.

O projeto consistiu na abertura de um grande canal escavado artificial de 6,5 km de extensão e na construção de um cais de 13km e envolveu estudo de cargas de grandes navios, guindastes e outros equipamentos de grande porte.

Além da instalação de indústrias de apoio offshore no canal, o TX2 irá contar com um terminal portuário para a movimentação de cargas como granéis sólidos e líquidos, carga geral e de projeto.

A verificação do projeto exigiu muita experiência e conhecimento da equipe, pois se tratava uma obra de grande grau de complexidade. Além da estrutura em si, envolveu uma importante análise geotécnica.

Sobre o Superporto do Açu

A localização do Superporto do Açu no norte do estado do Rio é considerada estratégica para a indústria do petróleo, junto às bacias de Campos e do Espírito Santo, podendo servir ainda de base para a operação da Bacia de Santos. Foi projetado para funcionar como centro logístico de exportação e importação para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. É o maior investimento em infraestrutura portuária das Américas.

FICHA TÉCNICA:

Data da Obra: 2012 / 2013

Local: São João da Barra

Cliente: Carioca Engenharia

23 de julho de 2014